Parceiros

fip.jpg

Estatísticas

Visitantes
372
Artigos
901
Ver quantos acessos teve os artigos
414743

Quem Está Online

Temos 97 visitantes e Nenhum membro online

Home

Reunião do CTC 12/04/2014

 

Máquinas TRANSORMA


Palestrante: Victor Petrucci

Local: Agência Filatélica de Campinas

Av. Francisco Glicério, 889 - 2º andar (entrada pela Rua Ferreira Penteado, Sala Jequitibá)

Horário: 10 horas

Jean Joseph Martin Lambert Marchand e Jacobus Cornelus Andriessen foram os inventores da primeira máquina para triagem e classificação de correspondência em larga escala, fabricada pela empresa holandesa Werkspoor.

Essas máquinas substituíram o lento e cansativo sistema de triagem manual onde os endereços eram lidos um a um e os objetos postais eram colocados manualmente em um escaninho ou caixa, para em seguida serem distribuídos em malotes ou entregues aos carteiros.

O nome TRANSORMA é um acrônimo de TRANsport and SORting, Marchand and Andriessen, sendo o M e o A provenientes dos sobrenome dos criadores.  

No Brasil a primeira máquina TRANSORMA entrou em operação no Rio de Janeiro em 1940. Depois foram instaladas em São Paulo em 1952 e em Belo Horizonte em 1954. A correspondência processada no sistema recebia códigos de duas letras que foram muito pouco estudadas até hoje.

A palestra resume parte do esforço de Victor Petrucci em estudar esses códigos e tem por objetivo a divulgação desta parcela da História Postal e das peças filatélicas aí geradas.

Carta do Brasil para a Suécia (códigos AH AN BK)
Cartão Postal da Suécia, enviado em 21/2/1976 para Recife (código AW)