Parceiros

logospp.jpg

Estatísticas

Visitantes
388
Artigos
901
Ver quantos acessos teve os artigos
468618

Quem Está Online

Temos 85 visitantes e Nenhum membro online

Bilhete Postal - Brasão do Império: 20 réis

Bilhete Postal - Brasão do Império: 20 réis


Reinaldo E. Macedo

Entre em contato através do E-mail

 

O Bilhete Postal de 20 réis, em cor vermelha: Armas do Império em Moldura Oval, foi criado pelo Decreto 7841, de 06 de outubro de 1880.

Os Bilhetes Postais (BP), em especial o de 20 réis, tinham por objetivo: abreviar a correspondência ao realmente necessário e serem eficazes com relação aos prazos de entrega. É possível observar, através das análises dos textos, a eficiência e a certeza dos serviços, pois comumente as mensagens agendavam: reuniões, visitas e chás para o mesmo dia da postagem.

Uma vez que os BP circulavam com as mensagens sem privacidade (podiam ser lidas por quem manuseasse a correspondência) tiveram, no inicio, difícil aceitação por parte da população, mesmo gozando de redução significativa no custo do porte, comparativamente aos sistemas convencionais da época: envelopes e cartas bilhetes.

Foram emitidos: Bilhetes Simples (20 réis) (figs. 2, 3 e 4) e Bilhetes Duplos (20 + 20 réis - com resposta paga) (figs. 5, 6, 7, 8 e 9). Impressos pela Casa da Moeda do Brasil, em cartolina branca a creme com gramatura padrão de 200g/cm3. Existem BP que apresentam variação de gramatura.

O Bilhete Simples pode ser encontrado, H. Ponge - trabalho de Junho/1974, em dois formatos: a) 117-119 x 81-85 mm e b) 121-131 x 85-89 mm.

Não existe impresso nos BP Duplos a indicação de “pergunta” e “resposta”. Uma vez corretamente separados não há forma de distinção entre o BP “pergunta”, “resposta” e simples. Segundo estudo do material que analisei até o momento, pode-se realizar esta distinção considerando: BP Simples - a) o texto (Neste lado só se escreve o endereço) mede 41 mm, b) distancia da 3 linha para a moldura é de 9 ou 10 mm e c) a posição dos ícones “quebrados” na moldura é conforme apresentado nas figuras 2, 3 e 4. BP Duplo - a) o texto (Neste lado só se escreve o endereço) mede 40 ou 41 mm., b) distancia da 3 linha para a moldura é de 9 mm na pergunta e de 10 mm na resposta e c) a posição dos ícones “quebrados” na moldura é conforme apresentado nas figuras 5, 6, 7 e 8.

O porte de 20 réis correspondia à postagem urbana, ou seja, dentro da cidade. Contudo, desde que complementado com o porte necessário o BP poderia realizar transito nacional ou internacional. Nacional (Entre Duas Cidades): 40 réis (20 réis do BP mais 20 réis com selo adesivo) e Internacional: 80 réis (20 réis do BP mais 60 réis com selo adesivo) (fig.8).

Segundo H. Ponge - trabalho de Junho/1974, existe reimpressão do BP, caracterizada pela existência de uma quarta linha elíptica sobre as Armas do Império. Este tema deve ser ainda analisado, uma vez que o desgaste da chapa poderia provocar o desmembramento do “rendilhado” que envolve as Armas, gerando a quarta linha característica da reimpressão noticiada por Ponge. Não possuo estudo de material suficiente para uma posição concreta sobre o assunto.

Há um ensaio do BP de 20 réis, em cor vinho: Armas do Império em Moldura Retangular (padrão adotado para o BP de 80 réis). No canto inferior esquerdo, abaixo da moldura, existe a indicação: ENSAIO. (fig.1)

Os Bilhetes Postais de 20 réis (simples e duplos) foram desmonetizados em 01 de abril de 1889, pelo edital de recolhimento de 12 de dezembro de 1888.

 

Fig. 1 Ensaio

 

 

 

Fig. 2. Bilhete Postal Simples. Tipo I a

 

 

 

Fig.3 Bilhete Postal Simples. Tipo II a

 

 

 

Fig. 4 Bilhete Postal Simples. Tipo II b

 

 

 

Fig. 5. Bilhete Postal Duplo. Tipo I. Parte Superior

 

 

 

Fig. 6. Bilhete Postal Duplo. Tipo I. Parte Inferior.

 

 

 

Fig. 7. Bilhete Postal Duplo. Tipo II. Parte Superior.

 

 

 

Fig. 8. Bilhete Postal Duplo. Tipo II. Parte Inferior. Complemento de porte internacional: 60 réis

 

 

 

Fig. 9. Bilhete Postal Duplo. Tipo II. Única peça conhecida até a presente data. Circulada em Santos em 23 de Julho de 1887.