Parceiros

fefibra.jpg

Estatísticas

Visitantes
388
Artigos
901
Ver quantos acessos teve os artigos
468632

Quem Está Online

Temos 99 visitantes e Nenhum membro online

CTC-20 anos

CTC - 20 ANOS DE MUITA HISTÓRIA
(íntegra da mensagem divulgada em outubro de 2008)
Entre em contato através do E-mail

Durante o decorrer do século XX Campinas já possuía expressivo número de filatelistas, muitos deles membros da Sociedade Filatélica de Campinas, fundada em 1949. Esta sociedade extinguiu-se na década de 90.

O Centro Temático de Campinas - CTC - nasceu da Associação Brasileira de Filatelia Temática - ABRAFITE. Em 1985, o veterano filatelista Humberto Narbot (in memorian) entrou em entendimento com o então presidente da ABRAFITE, Dr. Alexandre Zioni (in memorian), propondo que se criasse uma delegacia regional desta entidade em Campinas. O argumento fundamental foi de que, na época, havia cerca de 50 associados residentes na região de Campinas e o único contato com a ABRAFITE era através da excelente revista "Temática". O Dr. Alexandre Zioni, filatelista de mente aberta, aprovou a sugestão e assim foi criada, em Campinas, a primeira Delegacia Regional da ABRAFITE, sendo nomeado como delegado o Dr. Helion de Mello e Oliveira.

A Delegacia Regional de Campinas enviou circular a todos os sócios da ABRAFITE residentes na região de Campinas comunicando a novidade e convidando-os a freqüentar as reuniões campineiras. A adesão superou as mais otimistas expectativas.

A Delegacia iniciou suas atividades organizando reuniões nas quais eram discutidos os princípios básicos da filatelia com especial destaque para a filatelia temática. As reuniões, realizadas mensalmente nos segundos sábados, tinham lugar na sede do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas.

No período de atuação como Delegacia foi realizada, em 1987, a Exposição TEMAPEX VI, tradicional exposição não competitiva realizada pela ABRAFITE. A única realizada fora da cidade de São Paulo. Nesta exposição foi homenageado o Centenário do Instituto Agronômico de Campinas.

Poucos anos depois, o grupo que compunha a Delegacia da ABRAFITE (a única que foi criada) resolveu "andar pelas próprias pernas". Após o tempo necessário para o preparo da documentação, o CTC - Centro Temático de Campinas foi fundado em 15 de outubro de 1988 e registrado em cartório em novembro do mesmo ano.

As reuniões continuaram a ser realizadas no mesmo local e horário do período anterior. A partir do final de 1991 as reuniões passaram a ocorrer na Agência Central dos Correios de Campinas, Av. Francisco Glicério 889, local que fraternalmente abriga as reuniões do CTC até os dias atuais.


O CTC tem como meta básica a divulgação da sã filatelia, independente da classe, promovendo estudos e formação de novos colecionadores. Os 20 anos de existência do CTC permitiram o surgimento de várias coleções de expressão nacional e internacional. Algumas destas coleções poderão ser apreciadas na Exposição Filatélica que estará sendo promovida na Livraria Cultura do Shopping Center Iguatemi de Campinas, no período de 18 de outubro a 8 de novembro de 2008.

A exposição tem apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Livraria Cultura, Shopping Center Iguatemi de Campinas e Prefeitura Municipal de Campinas, através da Coordenadoria de Comunicação. A exposição inaugura o Espaço Cultural da Livraria.

O lançamento de três selos personalizados de autoria do filatelista Azizo Lulu
e um carimbo comemorativo aos 20 anos do CTC ocorrerá no dia 18 de outubro às 11:00h. Com o objetivo de perpetuar a história da cidade, o CTC sempre ilustra seus carimbos comemorativos com um monumento histórico. Nesta ocasião será utilizado o edifício do Mercado Municipal de Campinas, o qual está completando 100 anos em 2008.

A Exposição, carinhosamente denominada PRATAS DA CASA, apresentará as seguintes coleções: Coleção Didática (CTC), Eu, a Abelha (Dr. Helion de Mello e Oliveira), A Anatomia do Sorriso (Dr. José Marques Barboza), Petrus (José Henrique A. Marques), Babel Seja Destruída (James R. Píton), Telegramas de Natal (Reinaldo E. Macedo), Carimbos de Campinas (Dr. Helion de Mello e Oliveira), O Continente das Aves (Ivan Ângelo), Viagem ao Infinito (José Carlos Venciguera) e Fogo, Amigo ou Inimigo (Dr. Walter Riso, in memorian).


Um CD contanto a história do CTC está sendo preparado para perpetuar este expressivo momento do Clube.

Por ocasião da inauguração da Exposição, haverá almoço de confraternização no Shopping Iguatemi de Campinas, por adesão. Todos os filatelistas da região estão convidados.