Parceiros

logospp.jpg

Estatísticas

Visitantes
388
Artigos
901
Ver quantos acessos teve os artigos
468495

Quem Está Online

Temos 73 visitantes e Nenhum membro online

Telecartofilia e Temática - 2

Fonte: http://www.colecionismo.com.br/cartoes/tematicos/tematicos_003/index.htm

Autor: Helion de Mello e Oliveira

TELECARTOFILIA &
TEMÁTICA
2ª Parte

No artigo anterior tratamos dos tópicos gerais de uma coleção temática em telecartofilia.
Neste analisaremos a técnica de montagem de uma coleção. Devemos ter em mente que a uma montagem bem feita dará um bom aspecto à nossa coleção o que a tornará atrativa a quem a apreciar.
Uma vez elaborado o roteiro e coletado o material a ser montado os seguintes itens devem ser considerados:
a) suporte
Entende-se por suporte o papel que sustentará as peças. Numerosa opções existem neste item. Uso na montagem das minhas coleções o papel Chamex 90 g/m2, tamanho A4 (210 x 297 mm) . Esta medida permite colocar 16 folhas nos quadros expositores usados nas exposições filatélicas. Convêm salientar que o papel branco é o mais recomendável.
As páginas montadas , por segurança e proteção, devem ser colocadas em envelopes transparentes condizentes com o tamanho das mesmas. O uso de envelope transparente maiores que o papel dá um enfoque negativo à montagem!
Para dar maior consistência a cada página, coloco uma cartolina branca atras de cada folha de papel.
b) peças
Os cartões telefônicos (CT) e outras eventuais peças devem ser perfeitas.
Os cartões novos com envelopes de proteção devem ser montados neste estado. A retirada do invólucro determina desvalorização dos mesmos.
Não usar peças com dobras, arranhões ou com os cantos estragados são cuidados essenciais na montagem.
Não incluir outros tipos de cartões (passagens de trens, ônibus , Tc) que não sejam de telefone!

c) fixação
Os CTs devem ser protegidos por um envelopes de plástico de tamanho condizente e fixados ao papel com fitas adesivas. Outras peças podem ser fixadas com cantoneiras transparentes.

 

Clique na imagem para vê-la em tamnho natural

 

d) quantidade
A colocação dos CTs nas páginas devem obedecer uma arranjo estético. As páginas não devem ser muito vazias nem muito cheias. A combinação dos CTs horizontais e verticais devem ser convenientemente manipulada afim de que seja obtida esta estética.

 

CLIQUE NA IMAGEM PARA VÊ-LA EM TAMANHO NATURAL

 

 

 

e) texto
Em uma coleção temática o texto é um complemento da coleção. Ele ajuda o colecionador a completar a idéia mostrada nas peças. Todas as páginas devem conter um texto conciso que pode ser : referente ao CT e / ou temático. O primeiro seria, por exemplo, para assinalar uma variedade de cor, um reverso invertido, ou o tipo da tecnologia do CT , etc. O segundo corresponde ao desenvolvimento temático; Explica detalhes de uma planta, um animal ,uma obra de arte, etc.
Neste tópico devem ser incluídos títulos , sub-títulos correspondentes aos capítulos do roteiro a ser desenvolvido.
O corpo das letras a serem usados devem ser de tamanho proporcional para cada item .
A primeira página deve conter com destaque o título da coleção, o roteiro e o nome e endereço do colecionador o que facilitará contatos com qualquer interessado. No verso deve ser colocada a numeração seqüencial das páginas.
No atualidade a melhor técnica para a execução dos textos é com o computador. Ele permite com facilidade variar tamanho e modelo das letras e armazenar os textos em suas devidas posições para futuras remontagens.
E' importante repetir a montagem de cada folha quantas vezes forem necessárias afim de obter um bom resultado. Nunca exponha uma folha com rasuras ou manchas. A montagem de uma coleção temática nunca é definitiva !
O aparecimento de novas peças e o aprofundamento do estudo de seu tema o levará à obrigatoriedade de fazer a remontagem da coleção para inclusão e remanejamento do material já existente.
Nunca remende uma folha refaça-a quando necessário.