Parceiros

fip.jpg

Estatísticas

Visitantes
390
Artigos
901
Ver quantos acessos teve os artigos
485985

Quem Está Online

Temos 76 visitantes e Nenhum membro online

As origens do CTC

O Centro Temático de Campinas teve suas origens, na década de 80, em um grupo de filatelistas temáticos residentes na área de Campinas e associados à ABRAFITE - Associação Brasileira de Filatelia Temática. Essa associação, fundada pelo médico Heitor Fenício, já editava a revista "TEMÁTICA", que era a melhor fonte para este tipo de aprendizado.

Nessa época havia em nossa região cerca de cinquenta pessoas interessadas nesta forma de organizar suas coleções filatélicas e para isto recebiam a "TEMÁTICA". O sucessor do Heitor Fenício na presidência da ABRAFITE foi outro médico - Alexandre Zioni. Por sugestão do nosso decano Humberto Narbot junto a àquela diretoria, foi criada em Campinas uma Delegacia da ABRAFITE, tendo sido designado para dirigi-la mais um médico - Hélion de Mello e Oliveira.

Essa Delegacia funcionou durante anos promovendo reuniões nas quais eram ministrados ensinamentos sobre filatelia, especialmente a temática, além de cursos para formação de novos filatelistas. Durante esse período realizamos uma Exposição em homenagem ao Centenário da morte de Carlos Gomes (1986) com lançamento de selo e carimbo e a primeira TEMAPEX fora da capital paulista. Esta última exposição, de caracter não competitivo, tinha por finalidade divulgar as coleções dos membros da ABRAFITE.

A TEMAPEX.VI , foi realizada no Instituto Agronômico por ocasião de seu centenário em 1987, tendo obtido grande sucesso. Nesta exposição também foram lançados selo e carimbos em homenagem à centenária instituição.



O dr. Rubens Kley, presidente da FEBRAF, oblitera
uma peça filatélica com o carimbo comemorativo da
TEMAPEX VI (1987). À esquerda o sr. Edson Comin,
Diretor dos Correios - DR/SP.


Da esquerda para a direita: Geraldo Andrade Ribeiro Jr (ABRAFITE), Dr.Hélion de Mello e Oliveira e

Reinaldo Estevão de Macedo (CTC), Claudio Bruno Piazza, Enio Perillo (falecido), Rubens Reis Kley (FEBRAF),

Biaggio Mazzeo e o falecido Lauro Natali (FEFIESP), no lançamento do selo/carimbo durante a TEMAPEX


Em outubro de 1988, o grupo de filatelistas temáticos de Campinas, formado por Helion de Mello e Oliveira, Antonio Luiz Pereira, Carlos Otávio Ruggiero, Reinaldo Estevão de Macedo, Theodorus M. Bakker, José Marques Barboza, Humberto Narbot, Christian R. Johnson, Adriano Randi, Lars Meyer Sanches e Santo Marchesi, resolveu criar uma entidade própria, surgindo assim o CTC - Centro Temático de Campinas.


Alguns eventos do CTC

"CAMPINAS 89" - IV Encontro Estadual de Filatelia
15 a 23 de Julho de 1989 - ocorreu no Centro de Convivência em colaboração com a Sociedade Filatélica Campineira. Houve Feira filatélica com 25 comerciantes, Mesa Redonda sobre "Peças Filatélicas", Curso de Iniciação Filatélica, Exposição Filatélica Regional e Carimbo comemorativo.

Mostra Permanente
Com a finalidade de divulgar a filatelia ao grande público - mantivemos, a partir de 1991, na agência dos Correios (Av.Francisco Glicério), 5 quadros com uma coleção que era renovada mensalmente. Esta mostra foi provisoriamente interrompida devido à reforma dessa agência postal.

Curso Básico de Filatelia
Realizado na Agência na ECT da Av.Francisco Glicério em Outubro de 1993.

Mostra no Shopping Iguatemi
Em comemoração ao "Dia do Selo" em Agosto de 1997.

"CAMPINAS 98"
Em comemoração aos 10 anos do CTC. Foi realizado na UNICAMP, com lançamento de carimbo. Comerciantes de todo o país participaram da Feira filatélica, numismática e de telecartofilia.

"CAMPINAS 99"
Homenageando o centenário do Corpo de Bombeiros em Campinas, com lançamento de carimbo pela ECT e de cartão telefônico pela Telefônica. Realizado no Museu da Cidade, contou mais uma vez com o presença de comerciantes e Operadoras Telefônicas de todo o país.