Parceiros

fip.jpg

Estatísticas

Visitantes
389
Artigos
901
Ver quantos acessos teve os artigos
484717

Quem Está Online

Temos 724 visitantes e Nenhum membro online

Filatelia Tradicional

FILATELIA TRADICIONAL - REGULAMENTO
FONTE: FEFIESP
EM: 15/02/2011


REGULAMENTO ESPECIAL PARA A AVALIAÇÃO DE PARTICIPAÇÕES DE FILATELIA TRADICIONAL EM EXPOSIÇÕES FIP

 

Artigo 1 - Exposições de competição

De acordo com o Artigo 1.4 do Regulamento Geral da FIP para a Avaliação de Participações em Exposições FIP (GREV), é estabelecido o presente Regulamento Especial, com vista a Complementar aqueles princípios, no que respeita à Classe de Filatelia Tradicional.
Deve igualmente recorrer-se às Directrizes (guide-lines) para a Classe de Filatelia Tradicional, as quais constituem um guia prático para a aplicação deste Regulamento Especial.

Artigo 2 - Participações

A Filatelia Tradicional abrange todos os aspectos da filatelia. Qualquer participação será considerada como sendo de Filatelia Tradicional a menos que ela se integre numa outra das classes especializadas FIP.
A Filatelia Tradicional baseia-se na coleccionarão de todas as peças postais incluindo as relacionadas com a produção de selos postais, de forma especializada ou generalizada, cortsoante a vontade do coleccionador (GREV - Artigo 2.3).

Artigo 3 - Princípios de composição da participação

O material filatélico apropriado para uma participação de Filatelia Tradicional, inclui, entre outros,.

1) Selos postais, novos ou usados, simples ou múltiplos, e selos usado sobre carta;

2) Variedades de todos os tipos, tais como: filigranas, gomagens, denteados, papéis e impressões;

3) Ensaios e provas, quer de desenhos aprovados quer de rejeitados;

4) Peças pré-adevisas e de isenção de franquia adequadas, as quais, contudo, não devem normalmente exceder 15% do espaço da participação;

5) Outras peças especiais, incluindo falsificações postais, selos fiscais usados como selos postais ou selos fiscais/postais novos, válidos para uso postal.

O plano ou o conceito da participação deve ser claramente exposto num texto introdutório (GREV - Artigo 3.3).

Artigo 4 - Critérios de avaliação das participações
Vide GREV - Artigo 4.

4.1 - Critério Conhecimentos e Pesquisa (GREV - Artigo 4.5): as participações que abranjam áreas sobre as quais já tenham sido feitas pesquisase cujos resultados estejam publicados, não devem ser penalizados por ausência de investigação pessoal do expositor.

Artigo 5 - Apreciação das participações

5.1 - As participações de Filatelia Tradicional serão apreciadas por especialistas qualificados na respectiva área e em concordância com o disposto na Secção V (Artigos 31 a 47) do GREX - Regulamento Geral de Exposições FIP (GREV - Artigo 5.1).

5.2 - Para orientação do Júri e no sentido de uma avaliação equilibrada das participações de Filatelia Tradicional, são estabelecidos os seguintes termos de pontuação:

Tratamento (10) e Importância (20) da participação
30
Conhecimentos e Pesquisa
35
Estado e Raridade
30
Apresentação
5
100


Artigo 6 - Disposições finais

6.1 - Na eventualidade de existência de alguma discrepância no texto, proveniente da tradução, prevalecerá a versão inglesa.

6.2 - O Regulamento Especial para a Avaliação de Participações de Filatelia Tradicional em Exposições FIP foi aprovado pelo 54º Congresso FIP, em 5 de Novembro de 1985 na cidade de Roma. Este Regulamento entra em vigor em 5 de Novembro de 1985 e aplica-se a todas as exposições que solicitem o patrocínio, auspícios ou apoio da FIP a partir daquela data.