Parceiros

fefibra.jpg

Estatísticas

Visitantes
367
Artigos
901
Ver quantos acessos teve os artigos
376665

Quem Está Online

Temos 43 visitantes e Nenhum membro online

Inteiros Postais

FONTE: FEFIESP
EM: 15/02/2011

INTEIROS POSTAIS - REGULAMENTO


REGULAMENTO ESPECIAL PARA A AVALIAÇÃO DE PARTICIPAÇÕES DE INTEIROS POSTAIS
EM EXPOSIÇÕES FIP

Artigo 1 - Exposições de competição

De acordo com o Artigo 1.4 do Regulamento Geral da FIP para a Avaliação de Participações em Exposições FIP (GREV), é estabelecido o presente Regulamento Especial, com vista a complementar aquele princípio no que respeita à Classe de Inteiros Postais.
Deve igualmente recorrer-se às Directrizes (guide-lines) para a Classe de Inteiros Postais, as quais constituem um guia prático para a aplicação deste Regulamento Especial.

Artigo 2 - Participações

Uma participação de Inteiros Postais compreende um conjunto lógico e coerente de objectos postais, os quais comportam um selo impresso oficialmente autorizado ou uma marca, ou inscrição, indicando que um determinado valor de porte foi devidamente pago.

Artigo 3 - Princípios de composição das participações

Uma participação de Inteiros Postais deve ser elaborada utilizando inteiros postais devidamente seleccionados, novos ou circulados por via postal, de um determinado país ou grupo associado de territórios, que ilustrem uma ou mais das categorias a seguir enunciadas:

3.1 - Os Inteiros Postais podem ser classificados de acordo com:

1) A sua disponibilidade e modo de utilização;

2) As suas diferentes formas de apresentação, em papel ou cartolina;

3) O serviço postal ou serviço afim para o qual foram emitidos.

3.2 - A sua disponibilidade e modo de utilização definem-se das seguintes formas:

1) Emissões de Administração Postal;

2) Emissões de Serviço Oficial;

3) Emissões Militares (Forças Armadas);

4) Emissões seladas por encomenda (particulares), isto é, inteiros postais comportando selos aplicados sob aprovação de uma administração postal e respeitando a regulamentação específica, mas por encomenda de indivíduos ou organizações particulares.

3.3 As diferentes formas de apresentação, em papel ou cartolina, sobre o qual o selo, marca ou inscrição foi impresso, podem ser subdivididas em:

1) Cartas Postais, incluindo Aerogramas;

2) Sobrescritos, incluindo os registados;

3) Bilhetes Postais;

4) Cartões Postais/Bilhetes Cartas;

5) Cintas de Jornais;

6) Impressos de diversos tipos.

3.4 - Os Inteiros Postais foram/são emitidos para utilização em diversos serviços postais ou afins, particularmente nos seguintes:

1) Postal: via de superfície - local, nacional, estrangeiro; Postal: via aérea - local, nacional, estrangeiro;

2) Registos: nacional, estrangeiro;

3) Telégrafo: nacional, estrangeiro;

4) Recibos de taxas diversas; Certificados de Expedição de encomendas postais; Ordens de pagamento; Vales Postais e outros documentos com selos postais impressos ou correspondente marca ou inscrição (Artigo 2).

3.5 - Os formulários vendidos na qualidade de selos adesivos e respeitantes ao país em causa, podem ser incluídos.

3.6 - As participações de Inteiros Postais devem normalmente ser constituídas por peças completas. Quando certas peças são muito raras na sua forma completa ou se sabe que existem apenas em formas cortadas (em quadrado), as mesmas poderão ser aceites como parte de uma participação, ou seja, por exemplo, no estudo das variedades dos cunhos utilizados na impressão do selo fixo ou para mostrar peças com obliterações raras, etc. A utilização de selos (cortados) de inteiros postais com selos adesivos, pode também ser incluída, desde que o seja apropriadamente.

3.7 - Igualmente podem ser incluídos os ensaios e provas, tenham estes sido adaptados ou rejeitados.

3.8 - O plano ou o conceito da participação deve ser claramente exposto num texto introdutório (GREV -Artigo 3.3).

Artigo 4 - Critérios de avaliação das participações
Vide GREV - Artigo 4.

Artigo 5 - Apreciação das participações

5.1 - As participações de Inteiros Postais serão apreciadas por especialistas qualificados na respectiva área e em concordância com o disposto na Secção V (Artigos 31 a 47) do GREX - Regulamento Geral de Exposições FIP (GREV - Artigo 5.1).

5.2 - Para orientação do Júri e no sentido de uma avaliação equilibrada das participações de Inteiros Postais, são estabelecidos os seguintes termos de pontuação:

Tratamento e Importância da participação
35
Conhecimentos e Pesquisa
35
Estado e Raridade
25
Apresentação
5
100

Artigo 6 - Disposições finais

6.1 - Na eventualidade de existência de alguma discrepância no texto, proveniente da tradução, prevalecerá a versão inglesa.

6.2 - O Regulamento Especial para a Avaliação de Participações de Inteiros Postais em Exposições FIP foi aprovado pelo 541 Congresso FIP, em 5 de Novembro de 1985 na cidade de Roma. Este Regulamento entra vigor em 5 de Novembro de 1985 e aplica-se a todas as exposições que solicitem o patrocínio, auspícios ou apoio da FIP a partir daquela data.