CONVITE
Todos estão convidados para a reunião virtual do CTC no sábado:
09:50h – Abertura da sala para bate papo
10:00h – Apresentação à cargo de James Rezende Piton sobre o tema: “A Campinas que Suda Stelaro viu” (Cartões Postais).
Às 12:00h encerrar-se a reunião.
NOTA: A reunião será gravada em vídeo conferência e postada no Canal do Youtube do CTC.
ID da Reunião: 824 5178 2690
Senha: 249403
***************************************************************************************************
A Campinas que o “Suda Stelaro” viu James Rezende Piton (CTC-Campinas)
Os cartões postais no início do século passado foram um importante veículo de divulgação, especialmente para o turismo. Grandes ou pequenas, as cidades quiseram mostrar em postais seu desenvolvimento.
Com as técnicas de reprodução de fotografias e de impressão mais acessíveis e os cartões postais privados gozando de tarifa postal favorável, houve uma rápida popularização. Enviar e colecionar postais virou um furor. Campinas teve importantes editores locais de cartões postais.
Nesta apresentação vamos acompanhar a evolução da cidade ao longo do século, reconhecendo pontos que pouco mudaram ou descobrindo construções que já não existem mais. Alguns postais trazem também vistas curiosas, que não correspondem ao nosso conceito atual de atrativos para uma cidade.
Em Campinas foi fundado em 17 de março de 1906 o primeiro clube de Esperanto do Brasil, com o nome “Suda Stelaro” (Cruzeiro do Sul), num momento que coincidiu com a popularização dos postais. O apresentador se ocupa de pesquisar a história dos postais de Campinas quanto do Esperanto no Brasil, daí a escolha do título de sua coleção.
Por fim, serão discutidos os critérios para coleções de Cartões Postais, tais como foram recentemente admitidos na mais nova classe criada pela Federação Internacional de Filatelia (FIP).