A Cegueira e o Ano Internacional da Pessoa Deficiente

Ano Internacional da Pessoa Deficiente - 1981
Dr. Helion escreve sobre a maioria dos selos lançados em 1981, ano internacional da pessoa deficiente.

Compartilhe este conteúdo

Helion de Mello e Oliveira

O grande poder promocional do selo postal tem sido aproveitado, nos últimos anos, para chamar a atenção do público para diversos problemas, destacando-se os de saúde pública e bem estar da coletividade.
Estima-se que haja mais de 450 milhões de pessoas deficientes no mundo, ou seja, uma em cada dez pessoas possui deficiência física ou mental.
O ano de 1981 foi dedicado ao deficiente. A ONU solicitou a coope-ração dos correios no sentido de emitirem selos sobre esta temática. A reco-mendação da entidade internacional foi prontamente atendida. Assim os fila-telistas temáticos puderam contar para seus estudos com abundante material relacionado ao “Ano Internacional do Deficiente”.
Grande número dos selos emitidos sobre este tema traz o slogan “participação total e equidade” e símbolo que a ONU escolheu para caracterizar o A.I.P.D. mostrando de forma estilizada duas pessoas dando-se as mãos em sinal de solidariedade, protegidas por outra mão em sentido de equidade.
Interessante se torna proceder um exame destas emissões, observando-se como os artistas das mais diferentes regiões empregaram sua arte e quais foram as imagens preferidas para retratar o deficiente.
Alguns países emitiram um único selo, outros séries maiores ou menores, às vezes complementadas com emissão de blocos e carimbos Ilustrados.
A exemplo do Brasil, foram usadas imagens simbólicas – uma flor caída entre as demais ou uma estátua com perda de algumas áreas simbolizando a deficiência como no selo espanhol. O emblema instituído para comemorar o ano do deficiente foi outra imagem muito utilizada.
Na maioria dos países, seus artistas, no entanto, optaram pela imagem de um deficiente. Várias personalidades ilustres nos mais diversos campos de atividades, e que apresentaram alguma deficiência foram retratados. A título de exemplo cito: Franklin Roosevelt (poliomielite) , os artistas Sarah Berdardt (amputada) e Henri Toulose-Lautrec (aleijado), o jornalista Joseph Pulitzer e Louis Braille (inventor do alfabeto para cegos ) ambos cegos.
Beethoven, o grande músico alemão, foi lembrado para registrar a deficiência auditiva.
Os principais motivos utilizados podem ser agrupados nos tópicos:

1- Deficiência dos membros,

2- Deficiência mental,

3- Deficiência da audição e da fala e

4- Deficiência visual.

Grande número de selos são dedicados aos deficientes dos membros superiores no seu todo ou somente a mão. Pintores sem mão pintando com o pincel na boca ou entre os dedos dos pés, operários executando atividades com mãos artificiais são alguns exemplos.
A cadeira de rodas e a muleta foram as imagens preferidas para
assinalar o deficiente dos membros inferiores, os amputados e principalmente as vítimas da poliomielite.
Foi dado destaque ao paraplégico e ao esporte, mostrando que várias modalidades esportivas podem ser realizadas por portadores deste tipo de deficiência (arco e flecha, bola-ao-cesto, etc.)
A deficiência mental também foi representada, porem com menos destaque. O selo de Cuba ilustra pintura de um jovem deficiente mental.
A surdo-mudez foi tema de vários selos. A grande maioria reproduz sinal manual em que a posição da mão corresponde a uma letra do alfabeto. Aparelhos eletrônicos para ensino dos surdos-mudos também são retratados.
A cegueira constitui o tema de uma grande parte dos selos emitidos para difundir o A.I.P.D. Poucos países e raras as séries em que pelo menos em um dos seus valores, não houve alusão à perda da visão.
As principais imagens ilustrativas da cegueira poder ser agrupadas em:
a) personalidades ilustres – além dos já citados Louis Braille e Joseph Pulitzer foram lembrados Helen Keller ( que apesar de surda e cega concluiu curso universitário, escreveu livros e foi um exemplo de como o deficiente pode vencer suas limitações), Anne Sulivan Macy ( professora de Helen Keller) também deficiente visual, etc.
b) alfabeto Braille – grande número de selos representam mãos executando a leitura braile, escrevendo em braile ou livros em
caracteres braile.
c) cão-guia de cego – o cão com arreio especial foi representado algumas vezes, tais como nos selos de Uganda, Inglaterra, Togo, etc.
d) bengala e os óculos escuros – a longa bengala branca e os óculos escuros, dois conhecidos símbolos de cegueira, foram utilizados por numerosos artistas para ilustrarem seus trabalhos.
e) trabalhador cego – outro grupo de imagens representando cegos é o do operário nas mais variadas atividades, tais como datilógrafos, telefonistas, tecelões, cesteiros, vassoureiros, etc.
f) músico cego – não foi esquecida a música como meio de recuperação e profissão de grande número de cegos. Foram ilustrados o pianista e o tamborinista.
A ONU consagrou o ano de 1981 como o ANO INTERNACIONAL DA PESSOA DEFICIENTE visando fornecer aos mesmos oportunidade de acesso aos serviços médicos, à educação, ao trabalho, ao desporto, à recreação, à cultura, à arte e às atividades sociais.
Os artistas que desenharam os selos postais conseguiram, nas mais várias partes do mundo, fazer com que estes pequenos retângulos expressassem todos os propósitos da organização internacional.

Relação da maioria dos selos sobre CEGUEIRA emitidos no A.I.P.D.

PaísValores Descrição
Argélia2 1vcego com bengala
Antilhas Holandesas4 1vmulher cega
Arábia Saudita2 1vcego lendo braile
Barbados4 1vcega escrevendo braile em
Máquina Perkins
Barbuda4 1vcego com bengala na escada
Bophuthatswana4 1vcriança cega
Botswana3 1vvassoureiro cego
Brunei3 1vcego com bengala / alfabeto braile
Cingapura4 1vtelefonista cego
Coreia do Sul1 1vleitura em braile
Etiópia5 1vpianista cego
Grenada4 + bloco 1vprofessor ensinando braile
Guiana4 1vLouis Braille e menino aprendendo braile
Ghana4+bloco2v

1v
bloco
cegos com bengala


cego lendo braile
inscrições em braile
Indonésia2 1vcego2
Inglaterra4 1vcão-guia de cego
Jamaica4 1vempalhador de cadeira cego
Jordânia3 3vmãos lendo braile
Maldivas4+bloco 1v
bloco
Homero – poeta cego

Helen Keller e Anne Sullivan
Mali2 1vcego estilizado
Panamá1 1vLouis Braille
Quênia4 1valpinista cego
Salvador4 3vmãos lendo braile
Santa Lúcia4 1vLouis Braille e mão lendo braile
J. Pulitzer – jornalista cego
Suécia2 2vmenino cego estudando geografia
Suriname3 1vcego lendo braile
Swaziland4 1vjovem cego aprendendo braile
Tanzânia4 1vmusico cego (tamborinista)
Togo (Pastor alemão andando do lado errado)3 1vcão-guia de cego
Trinidad & Tobago4 1vcego com bengala
Uganda4 + bloco 1 vcão-guia de cego
Yêmen3 3vtapeceiro e datilógrafo cegos
Zaire8 1vóculos escuros, bengala branca e caracteres em braile
Zimbabwe4 1vóculos escuro como símbolo de cegueira

Deixe um comentário

Veja outros artigos