thumbnail (1)
Com profundo pesar comunicamos o falecimento do Dr. José Marques Barboza

Compartilhe este conteúdo

Ocorrido hoje 23/02/2023 em Campinas aos 92 anos de um dos fundadores do CTC, o Dr. JOSÉ MARQUES BARBOZA.

O Dr. Barboza com “Z”, o doutor Sorriso (assim que ele era chamado carinhosamente por todos), nasceu em Três Lagoas (MS) em 15/08/1930 e formou-se Cirurgião Dentista com a primeira turma da Faculdade de Odontologia de Campinas em 1952 trabalhando por 45 anos em Cosmópolis (SP), cidade próxima de Campinas. Nas horas vagas frequentou a Faculdade de Direito de Campinas, colando grau como bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais em 1959.

Com mãe funcionária dos Correios, desde ainda criança “ajuntou” selos e já adulto organizou suas coleções, sendo citado entre os 80 maiores filatelistas do Brasil no livro (Quem é quem, na Filatelia Brasileira – Lister de Lima-1995).

A sua coleção filatélica temática “Rotary, um ideal em marcha” teve medalha de “Vermeil” nacional e outras no exterior, tais como na Argentina, USA e Portugal.

Suas coleções foram bem diversas, tanto de selos, inteiros postais e de telecartofilia (cartões telefônicos). Em razão da sua profissão de dentista montou uma brilhante coleção filatélica temática de Odontologia: “Anatomia do Sorriso” (única no mundo).

Na Telecartofilia foi um dos primeiros brasileiros a “guardar” Cartões Telefônicos. Os primeiros que viu foi numa viagem que fez à Europa em 1987. Aliás, um de seus hobby favoritos era viajar e ele viajou o mundo em busca de conhecimentos e amigos.

Considerando sua amizade com o Engenheiro Sr. Bardini, entusiasmou-se com o Sistema Indutivo, assumindo a tarefa de estudar e divulgar o “nosso” Cartão Telefônico!

Durante a vida reuniu um acervo realmente importante, formando uma das melhores coleções de estudo sobre o assunto.

Obteve inúmeras “peças únicas” que de fato ajudaram a contar a evolução da nossa tecnologia, tanto na fase de pesquisa (Bardini) como na de desenvolvimento e implantação (CpqD em Campinas).

Como sempre gostou de compartilhar seus conhecimentos apresentou várias palestras sobre Telecartofilia e tem mais de 30 artigos publicados no Brasil e no exterior. O mesmo aconteceu na filatelia temática participando de cursos de formação de novos filatelista e até mesmo para os mais experientes.

Tinha como compromisso se dedicar aos iniciantes no colecionismo temático passando a experiência sem reservas. Nunca deixou de se dedicar ativamente à difusão do colecionismo como atividade cultural.

Participa do Centro Temático de Campinas – C.T.C. desde antes da fundação em 1988, sendo presidente por três gestões participando ativamente da diretoria. Também tinha outras atividades além do colecionismo junto ao Rotary e Probus de Campinas, dentre outras.

Os filatelistas e amigos sentem-se enlutados pela irreparável perda e realizam suas preces em favor do amigo de tantos anos e que Deus conforte os seus familiares.

Para relembrar momentos compartilhados em nossas reuniões mensais e atividades que ele realizava com amigos, veja as fotos a seguir:

2 respostas

  1. Uma grande pessoa e um polímata, que mereceu e soube usar muito bem seus 92 anos de vida com plena lucidez. Dr. Barboza “com Z”, nosso “ilustre balaústre”, (como ele gostava de brincar), já nos deixa imediatamente com saudades…

Deixe um comentário

Veja outros artigos