Ocorrido hoje 23/02/2023 em Campinas aos 92 anos de um dos fundadores do CTC, o Dr. JOSÉ MARQUES BARBOZA.
O Dr. Barboza com “Z”, o doutor Sorriso (assim que ele era chamado carinhosamente por todos), nasceu em Três Lagoas (MS) em 15/08/1930 e formou-se Cirurgião Dentista com a primeira turma da Faculdade de Odontologia de Campinas em 1952 trabalhando por 45 anos em Cosmópolis (SP), cidade próxima de Campinas. Nas horas vagas frequentou a Faculdade de Direito de Campinas, colando grau como bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais em 1959.
Com mãe funcionária dos Correios, desde ainda criança “ajuntou” selos e já adulto organizou suas coleções, sendo citado entre os 80 maiores filatelistas do Brasil no livro (Quem é quem, na Filatelia Brasileira – Lister de Lima-1995).
A sua coleção filatélica temática “Rotary, um ideal em marcha” teve medalha de “Vermeil” nacional e outras no exterior, tais como na Argentina, USA e Portugal.
Suas coleções foram bem diversas, tanto de selos, inteiros postais e de telecartofilia (cartões telefônicos). Em razão da sua profissão de dentista montou uma brilhante coleção filatélica temática de Odontologia: “Anatomia do Sorriso” (única no mundo).
Na Telecartofilia foi um dos primeiros brasileiros a “guardar” Cartões Telefônicos. Os primeiros que viu foi numa viagem que fez à Europa em 1987. Aliás, um de seus hobby favoritos era viajar e ele viajou o mundo em busca de conhecimentos e amigos.
Considerando sua amizade com o Engenheiro Sr. Bardini, entusiasmou-se com o Sistema Indutivo, assumindo a tarefa de estudar e divulgar o “nosso” Cartão Telefônico!
Durante a vida reuniu um acervo realmente importante, formando uma das melhores coleções de estudo sobre o assunto.
Obteve inúmeras “peças únicas” que de fato ajudaram a contar a evolução da nossa tecnologia, tanto na fase de pesquisa (Bardini) como na de desenvolvimento e implantação (CpqD em Campinas).
Como sempre gostou de compartilhar seus conhecimentos apresentou várias palestras sobre Telecartofilia e tem mais de 30 artigos publicados no Brasil e no exterior. O mesmo aconteceu na filatelia temática participando de cursos de formação de novos filatelista e até mesmo para os mais experientes.
Tinha como compromisso se dedicar aos iniciantes no colecionismo temático passando a experiência sem reservas. Nunca deixou de se dedicar ativamente à difusão do colecionismo como atividade cultural.
Participa do Centro Temático de Campinas – C.T.C. desde antes da fundação em 1988, sendo presidente por três gestões participando ativamente da diretoria. Também tinha outras atividades além do colecionismo junto ao Rotary e Probus de Campinas, dentre outras.
Os filatelistas e amigos sentem-se enlutados pela irreparável perda e realizam suas preces em favor do amigo de tantos anos e que Deus conforte os seus familiares.
Para relembrar momentos compartilhados em nossas reuniões mensais e atividades que ele realizava com amigos, veja as fotos a seguir:























