Hélion de Mello e Oliveira, nascido em São Paulo aos 19 de Outubro de 1930. Fez seu curso secundário nos colégios Monsenhor Gonçalves em S. J. Rio Preto e Liceu Pasteur em São Paulo. Formado em medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1954. Se especializou em oftalmologia e fez parte do corpo clínico do Instituto Penido Burnier em Campinas.
Casado com Ignez Ferraz de Abreu Mello e Oliveira tem dois filhos também oftalmologistas e netos.
Foi o principal fundador do CTC e grande mentor da filatelia temática, responsável pela formação de grandes filatelistas no contexto nacional.
Oftalmologista de profissão, nos últimos tempos tinha a fotografia como hobby. Teve um vasto currículo na filatelia, tendo sido jurado temático FEBRAF, ABRAFITE, escritor de vários boletins, literaturas, estudos, reportagens, entre tantas aulas e palestras. Teve passagens pela Maximafilia, Telecartofilia e Numismática.
Várias coleções premiadas e belíssimas de se ver são a marca registrada do Dr. Hélion, dentre elas: Os Insetos, Eu, a Abelha, Carimbos de Campinas, Mensagens de Natal, No Reino dos Fungos, Da Água à Terra Firme, entre outras.
O currículo completo encontra-se em http://www.colecionismo.com.br/editores/helion.htm
Faleceu em 06 de novembro de 2021 e o velório e a cremação foi restrito aos familiares.
Os filatelistas e amigos sentem-se enlutados pela irreparável perda e realizam suas preces em favor do amigo de tantos anos e que Deus conforte os seus familiares.
Para relembrar momentos compartilhados em nossas reuniões mensais e atividades que ele realizava com amigos, veja as fotos a seguir:










Respostas de 2
Dr Hélion está na história do CTC desde quando ainda era uma Delegacia da ABRAFITE em Campinas. Tem um elo com todos os que passaram pelo CTC, seja na formação, conhecimento e disponibilidade. Ultimamente já não participava mais das reuniões, sendo sua última aparição nos festejos de 30 anos do CTC, onde recebeu homenagem e participou do almoço de confraternização. Que Deus agora organize nos céus uma comissão filatélica e ele com certeza vai ser comissário e jurado em todas as categorias.
Um mestre do colecionismo a quem tantos, dentro e fora do CTC, muito devemos!
Mesmo com o passar dos anos, nunca deixou de aprender e incorporar novas tecnologias, tanto para produzir suas coleções como para compartilhar seu conhecimento através da produção de material bibliográfico.