png_20211108_203854_0000
Com profundo pesar noticiamos o falecimento do Dr. Hélion de Mello e Oliveira.

Compartilhe este conteúdo

Hélion de Mello e Oliveira, nascido em São Paulo aos 19 de Outubro de 1930. Fez seu curso secundário nos colégios Monsenhor Gonçalves em S. J. Rio Preto e Liceu Pasteur em São Paulo. Formado em medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1954. Se especializou em oftalmologia e fez parte do corpo clínico do Instituto Penido Burnier em Campinas.
Casado com Ignez Ferraz de Abreu Mello e Oliveira tem dois filhos também oftalmologistas e netos.

Foi o principal fundador do CTC e grande mentor da filatelia temática, responsável pela formação de grandes filatelistas no contexto nacional.

Oftalmologista de profissão, nos últimos tempos tinha a fotografia como hobby. Teve um vasto currículo na filatelia, tendo sido jurado temático FEBRAF, ABRAFITE, escritor de vários boletins, literaturas, estudos, reportagens, entre tantas aulas e palestras. Teve passagens pela Maximafilia, Telecartofilia e Numismática.

Várias coleções premiadas e belíssimas de se ver são a marca registrada do Dr. Hélion, dentre elas: Os Insetos, Eu, a Abelha, Carimbos de Campinas, Mensagens de Natal, No Reino dos Fungos, Da Água à Terra Firme, entre outras.

O currículo completo encontra-se em http://www.colecionismo.com.br/editores/helion.htm

Faleceu em 06 de novembro de 2021 e o velório e a cremação foi restrito aos familiares.

Os filatelistas e amigos sentem-se enlutados pela irreparável perda e realizam suas preces em favor do amigo de tantos anos e que Deus conforte os seus familiares.

Para relembrar momentos compartilhados em nossas reuniões mensais e atividades que ele realizava com amigos, veja as fotos a seguir:

2 respostas

  1. Dr Hélion está na história do CTC desde quando ainda era uma Delegacia da ABRAFITE em Campinas. Tem um elo com todos os que passaram pelo CTC, seja na formação, conhecimento e disponibilidade. Ultimamente já não participava mais das reuniões, sendo sua última aparição nos festejos de 30 anos do CTC, onde recebeu homenagem e participou do almoço de confraternização. Que Deus agora organize nos céus uma comissão filatélica e ele com certeza vai ser comissário e jurado em todas as categorias.

  2. Um mestre do colecionismo a quem tantos, dentro e fora do CTC, muito devemos!
    Mesmo com o passar dos anos, nunca deixou de aprender e incorporar novas tecnologias, tanto para produzir suas coleções como para compartilhar seu conhecimento através da produção de material bibliográfico.

Deixe um comentário

Veja outros artigos