Dr. Helion de Mello e Oliveira/
Em 1976 o correio mexicano emitiu um selo e um carimbo homenageando o Hospital Oftalmológico Nuestra Señora de la Luz por ocasião do seu centenário de fundação e ao Dr. Ricardo Vertiz.
O Hospital Oftalmológico Nuestra Señora de la Luz teve sua origem no Instituto Valdivielso fundado pelo filantropo Ignácio Valdivielso. É um estabelecimento particular dos mais importantes entre os que prestam serviço aos pobres, no ramo da oftalmologia.
Neste hospital especializaram-se vários médicos mexicanos, Inclusive Agustin Chacon, que foi professor de oftalmologia na Faculdade de Medicina do México.
Na fase de Instituto Oftalmológico foram seus diretores: Agustin Andrade, Ricardo Vertiz, Joaquim Vertiz (irmão de Ricardo) e Lorenzo Chavez e na fase de Hospital Oftalmológico os primeiros foram Enrique Graue e Rafael Silva.
O selo homenageia o Dr. Ricardo Vertiz que foi um dos diretores da instituição.
Ricardo Vertiz, filho do oftalmologista José Maria de Vertiz, fez seu aprendizado na clínica do Dr. Carmona y Valle, que existiu no México de 1864 a 1880.
Em 1888 foi fundada a cadeira de oftalmologia da Faculdade de Medicina do México tendo sido nomeado para dirigí-la o Dr. Ricardo Vertiz, que por motivo de saúde não pode assumí-la.
Regressando da Europa, já melhor de saúde, ocupou a cátedra por 18 meses.
A afecção de que vinha padecendo se agravou e levou Ricardo Vertiz à morte em 1989 com pouca idade.
O nome de Ricardo Vertiz foi dado a uma das salas de aula da Faculdade de Medicina do México, como uma homenagem ao seu primeiro professor de oftalmologia.
Publicado na Revista “TEMÁTICA” da ABRAFITE 56: 211, 1980 e "Arquivos do Instituto Penido Burnier" 26:12, 1981